O Núcleo Rogério Valle de Produção Sustentável (SAGE) foi criado em 1995 para desenvolver um modo inovador e avançado de se produzir sustentavelmente bens, serviços e eventos; modo no qual critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais estejam integrados. Para isto, o SAGE atua de forma interdisciplinar, graças a uma equipe própria que inclui engenheiros, químicos e biólogos marinhos, além de várias parcerias com outros laboratórios da UFRJ.

Atualmente é coordenado pelo professor Virgílio José Martins Ferreira Filho e tem como missão atuar na reflexão, na qualificação e na inovação das formas de se produzir bens e serviços, integrando critérios técnicos, sociais e ambientais. Formar pessoas e desenvolver pesquisa envolver a sociedade na produção sustentável. 

O SAGE tem por objetivo desenvolver um modo inovador e avançado de se produzir sustentavelmente, bens, serviços e eventos, considerando o seu ciclo de vida de forma integrada através dos critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais.  Atua primordialmente onde a gestão da produção e a sustentabilidade precisam se encontrar, recorrendo sobretudo à Gestão do Ciclo de Vida e à Avaliação Multicritério da Sustentabilidade.

Nossas principais atividades são relacionadas a:

  • Apoio à decisão multicritério em projetos de descomissionamento.
  • Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e preservação ambiental.
  • Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), incluindo análise ambiental, social e dos custos do ciclo de vida;
  • Avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida em uma abordagem multicritério;
  • Treinamentos teóricos e práticos (em software) de ACV.
  • Avaliação e monitoramento da biodiversidade, particularmente marinha.
  • Métodos de classificação e seleção de alternativas para tomada de decisões complexas envolvendo múltiplos critérios.

Desenvolveu projetos que o transformaram numa referência nacional em Gerenciamento de Processos (mapeamento e racionalização de processos, gestão de competências, Sistemas ERP, Gestão Eletrônica de Documentos e Workflow).

 É treinador certificado e organizacional stakeholder da GRI. Realizou, para o COI, a Avaliação da Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (OGI).

O SAGE localiza-se no complexo CT-2 da COPPE/UFRJ, em um prédio construído em 2010. Conta com 1.700m2 de laboratórios e salas de permanência, podendo abrigar cerca de 50 pesquisadores. O Núcleo possui auditório para 50 pessoas e acomoda disciplinas de graduação e pós-graduação, bem como cursos de capacitação para públicos externos.

O Sage colabora com indústrias, instituições de pesquisa e órgãos governamentais para desenvolver e implementar soluções práticas para os desafios da gestão da produção. Suas pesquisas e inovações têm beneficiado diversos setores industriais, incluindo óleo e gás, automotivo, metalúrgico, têxtil e alimentício. As tecnologias desenvolvidas pelo laboratório contribuem para o avanço da Indústria 4.0 e da produção sustentável.